Vol. 17 Núm. 39 (2016): Comum 39

A edição 39 da revista Comum destaca a realização do TReC – 1º Simpósio Nacional de Transformações sobre a Retórica do Consumo, promovido pelo ReC (Grupo de Pesquisa em Retórica do Consumo da UFF/CNPq), ocorrido na FACHA em fevereiro de 2016. O evento partiu do entendimento de que o consumo, mais do que mera aquisição, envolve fruição, uso e ressignificação de bens materiais e imateriais, afetando simbolicamente a cultura contemporânea. Diante das mudanças trazidas pela globalização e pelos paradigmas sociotécnicos, especialmente no campo da comunicação, o simpósio buscou aprofundar o debate sobre os múltiplos aspectos do consumo por meio de uma abordagem multidisciplinar, reunindo pesquisadores em dez mesas temáticas para refletir criticamente sobre esse fenômeno complexo e suas nuances atuais.
Número completo
- Comum 39 - Editorial (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 1 - Publicidade e novelas: as mudanças no consumo da telenovela brasileira (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 2 - Consumo e cultura: aproximando a nova classe média brasileira da classe média americana (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 3 - A febre do “SDV” e “troco likes” no Instagram: táticas de guerrilha dos caçadores de seguidores e de curtidas em busca da fama inventada (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 4 - Confiança e consumo da mídia impressa entre jovens: apontamentos a partir da Pesquisa Brasileira de Mídia (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 5 - Aplicativos para celular e branded content: entretenimento e interação na experiência com a marca (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 6 - A importância da imagem como argumento na publicidade digital (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 7 - Identidade da marca e ambiente digital: personificação, antropoformização e personalidade sob os desígnios da ciberpublicidade (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 8 - Uma nova dimensão do alimento enquanto produto – proposta de estudo das práticas de consumo alimentares contemporâneas (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 9 - Juventude estendida, consumo infindável (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 10 - Viralização ou Espalhamento? Análise de publicidades populares no YouTube (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 11 - Por uma subjetivação onívora: o consumo do imaterial (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 12 - Nike Pop-up Store: reflexões sobre a construção de narrativas e consumo (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 13 - Adultos infantilizados: a influência da publicidade e do consumo sob este fenômeno (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 14 - Advergay: do silêncio à conexão e mobilidade (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 15 - A eleição presidencial em 2014 e as novas formas de fazer campanha na sociedade em rede (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 16 - Lembrança do Ceará: o étnico e o típico no mercado central de fortaleza (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 17 - Novas identidades e consumo: a diferenciação pautada pela androginia (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 18 - Semiótica e mobilidade: uma análise dos anúncios de marcas globais de automóveis (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 19 - Produtos, pessoas e processos: os três p´s da compra impulsiva (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 20 - A representação do publicitário em Mad Men: uma análise do episódio “Smokegets in youreyes” (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 21 - Dramas de TV japoneses: da participação ao consumo (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 22 - A publicidade infantil na internet: formatos e estratégias de persuasão (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 23 - Obs. – Observatório de Publicidade Expandida: uma proposta de leitura crítica da publicidade (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 24 - Amélia que era mulher de verdade? Reflexões sobre representações da mulher no discurso publicitário (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 25 - Empoderamento do consumidor através de crowdsourcing (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 26 - O cinema clássico em disputa: a memória como produto de consumo (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 27 - O corpo que tudo vê e o olho que tudo sente: consumo, ciberpublicidade e realidade aumentada (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 28 - O PAC Habitação e o impacto no consumo doméstico de moradores de classes populares (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 29 - O empoderamento do consumidor significa o desempoderamento das marcas? Disputas de poder e sexismo na publicidade de carnaval (Portugués)
- Comum 39 - Capítulo 30 - Ciberpublicidade e consumo: um estudo com os consumidores (Portugués)