
Sobre a Revista
A COMUM (Qualis B4) é a publicação científica do Centro Universitário Hélio Alonso (UNIFACHA) e está circunscrita à área do conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas; tem como foco as interfaces entre comunicação, sociedade e economia criativa. Tendo em vista o estudo abrangente da sociedade e da dinâmica coletiva da organização humana em comunidade, a COMUM é balizada por uma perspectiva multidisciplinar e apresenta reflexões acerca de temáticas da Comunicação Social, do Direito, da Administração, e de outras áreas afins.
Edição Atual

A edição 40 da revista Comum registra o 2TReC – 2º Simpósio Nacional sobre Transformações na Retórica do Consumo, realizado na FACHA em março de 2018, reunindo pesquisadores de diferentes instituições e regiões do Brasil. O evento propôs refletir criticamente sobre as constantes transformações no consumo de bens materiais e imateriais, imagens, informações e experiências, em um contexto marcado por revoluções tecnológicas, globalização e instabilidades diversas. Especialmente no campo da Comunicação, essas mudanças impactam profundamente as formas de apropriação simbólica, produção de sentido e constituição de subjetividades. Ao longo de um dia intenso de atividades, conferências, painéis, apresentações e debates, o simpósio buscou ampliar o entendimento das complexas dinâmicas contemporâneas do consumo.
Edição completa
- Comum 40 - Capítulo 1 - Eliza, Lyrebird e a retórica robotizada: como os chatbots vêm alterando a comunicação
- Comum 40 - Capítulo 2 - Do jeitinho brasileiro ao signo semiótico: caminhos para significar e (re)significar objetos e marcas
- Comum 40 - Capítulo 3 - Interações materiais, sociais e ambientais no aplicativo Tem Açúcar
- Comum 40 - Capítulo 4 - Das mediações comunicacionais à mediação comunicacional numérica no consumo
- Comum 40 - Capítulo 5 - O perfume do mundo: consumo de experiências de marca pelo olfato
- Comum 40 - Capítulo 6 - Retórica do consumo: duas décadas da revista Claudia
- Comum 40 - Capítulo 7 - A informação empacotada a vácuo, ready-to-use, “segundo o IBGE”; mas de onde fala o IBGE?
- Comum 40 - Capítulo 8 - Açaí viral: quando a vendedora é transformada em produto digital
- Comum 40 - Capítulo 9 - Vigilância digital: o marketing online como instrumento de controle social
- Comum 40 - Capítulo 10 - Relacionamento sugar: o consumo do outro em tempos de amor líquido
- Comum 40 - Capítulo 11 - Coca-Cola no Brasil e o final da Segunda Guerra: anúncios publicados na revista Seleções em 1944 e 1945
- Comum 40 - Capítulo 12 - E aí, tá pronta?: construção de um novo "ethos" feminino na publicidade da Avon
- Comum 40 - Capítulo 13 - Representação feminina no game “Metroid”: o caso Samus Aran
- Comum 40 - Capítulo 14 - Sorria! Seus dados estão sendo vigiados: as gigantes online observam o consumidor. E ele, se incomoda com isso?
- Comum 40 - Capítulo 15 - Novos enunciadores da publicidade: perfis fictícios no branded content da cerveja Antarctica