v. 12 n. 27 (2006): Comum 27

A edição número 27 da Revista Comum se inicia com dois artigos que exploram reflexões filosóficas e culturais: Noéli Correia de Melo Sobrinho analisa a Estética de Hegel e a noção de “morte da arte”, enquanto Ivo Lucchesi discute transformações nos modelos culturais e o impacto do audiovisual nas formas de comunicação. Em seguida, quatro artigos abordam a mídia e suas mediações: Gilda Dieguez investiga os mecanismos de sedução da publicidade; Christina Musse analisa a cobertura do Maio de 68 pelo jornal Le Monde; Vânia Costa estuda estratégias de visibilidade dos movimentos sociais paraenses na mídia local; e Jorge Leal defende o desenvolvimento do pensamento crítico nos cursos de comunicação. A edição se encerra com um estudo de José Colaço Dias Neto sobre o registro fotográfico antropológico em Ponta Grossa dos Fidalgos, contrastando imagens de 1939-41 com registros feitos em 2005.
Edição completa
- Comum 27 - Editorial
- Comum 27 - Capítulo 1 - A questão da “morte da arte” na filosofia de Hegel
- Comum 27 - Capítulo 2 - O ler, o ver, e o ser na sociedade creôntica e imagofrênica
- Comum 27 - Capítulo 3 - O discurso publicitário: desvendando a sedução
- Comum 27 - Capítulo 4 - Maio de 68 sob a ótica do periódico francês Le Monde: a narrativa jornalística e a representação do real
- Comum 27 - Capítulo 5 - Os movimentos sociais e a televisão: em busca de visibilidade
- Comum 27 - Capítulo 6 - “Quem pensa faz melhor”: dois casos de miopia em comunicação e a proposta da construção de utopias
- Comum 27 - Capítulo 7 - Um outro olhar sobre Ponta Grossa dos Fidalgos: usos da fotografia na pesquisa antropológica