v. 10 n. 24 (2005): Comum 24

					Visualizar v. 10 n. 24 (2005): Comum 24

A edição 24 da Revista Comum celebra uma década de atividades editoriais, reafirmando seu compromisso com a reflexão crítica sobre as transformações nas ciências sociais e humanas. A edição abre com dois artigos que discutem valores da modernidade: Fernando Sá analisa a opinião pública como fenômeno político e espaço de disputa contemporânea, enquanto Vera Figueiredo discute a obsolescência da dicotomia erudito/popular diante da cultura híbrida atual. Três textos seguintes abordam representação, semiótica e língua portuguesa, com destaque para o mito de Prometeu em diálogo com a filosofia, os signos de Peirce na hipermídia e os debates linguísticos da Academia Brasileira de Letras no século XIX. Em seguida, Fred Tavares e Marta Irving exploram o consumo de marcas verdes sob uma lógica rizomática e multidimensional. Encerrando a edição, Ivo Lucchesi propõe uma reflexão crítica sobre os rumos da brasilidade e o futuro do país.

Publicado: 2025-06-19